X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Administração (31) 98741-9587

Saúde ocupacional (31) 99566-2044

Comercial (31) 98030-2196

Novembro Azul

Novembro Azul

Todos na luta contra o câncer de próstata e a saúde do homem

Novembro AzulOs homens atualmente estão cada vez mais preocupados com a saúde porém estamos longe do ideal.

Originado de uma campanha chamada Movember, em 2003 na Austrália, possivelmente originado com uma brincadeira entre amigos australianos, os quais combinaram que deixariam o bigode crescer demonstrando solidariedade quanto à saúde masculina.

O termo Movember é uma junção de moustache, que significa “bigode”, e november, que significa  “novembro”. A escolha do mês se une ao ao fato de que no dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O que surgiu como uma campanha foi alargado para um mês, que tem como  objetivo conscientizar e encorajar os homens para a consulta médica, para a realização de exames regulares, do auto-exame e tratamento, especialmente do câncer da próstata, um dos tipos que mais mata homens.

O Instituto Lado a Lado pela Vida foi quem desencadeou a campanha entre os brasileiros.

No Brasil, os símbolos da campanha são o bigode e a cor azul.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

De acordo com o INCA, mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

 

 Novembro Azul

“Todos juntos na luta contra o câncer da próstata.”

APOIAMOS ESSA CAUSA !

PREVINA-SE.